Diário da Serra
Diário da Serra

Cadastro Biométrico em Tangará e Nova Olímpia estão acima da média estadual

Rosi Oliveira / Redação DS 08/04/2024 Política

87,05% do eleitorado de Tangará da Serra já regularizou a situação, enquanto em Nova Olímpia foram 91,81% do eleitorado

Biometria somente será realizada no Cartório Eleitoral

Cadastro Biométrico em Tangará e Nova Olímpia estão acima da média estadual

Para as próximas eleições já há vários meses a Justiça Eleitoral se organiza para garantir que moradores de Tangará da Serra e Nova Olímpia exerçam sua cidadania escolhendo seus candidatos para os cargos no Executivo e Legislativo.

À priore, a Justiça Eleitoral precisa assegurar que os eleitores possam regularizar sua situação para que seu direito possa ser exercido, o de votar. Em Nova Olímpia, serão oito os locais de votação, quarenta e cinco seções e 12.381 eleitores aptos a votarem. Já em Tangará da Serra, são trinta e dois os locais de votação, duzentas e vinte e quatro seções, e aptos a exercerem sua vontade nas urnas são 69.278 eleitores.

Com trabalho expressivo nos dois municípios no chamamento para a realização da biometria (impressão digital), 87,05% do eleitorado de Tangará da Serra já regularizou a situação, enquanto em Nova Olímpia foram 91,81% do eleitorado.

“Esse é um número superior a média do estado e que nos deixa de certa forma confortáveis com relação a esse atendimento”,

salienta.

Em anos anteriores, a Justiça eleitoral expandiu os trabalhos de coleta de dados de biometria para outros locais, o que nesse ano, até esse momento, de acordo com Juiz Eleitoral Anderson Gomes Junqueira, responsável pelos dois municípios, para o pleito que ocorrerá em 06 de outubro, isso não deverá acontecer.

“A rede de dados do Cartório Eleitoral toma muito cuidado para não ter ataque de hacker e isso nos impede, e dessa vez, estamos concentrando os atendimentos ali no cartório mesmo e não estamos programados para atender fora do Cartório Eleitoral até o fechamento do cadastro”,

adianta.

Ainda conforme o responsável, todos os eleitores que queiram contribuir no processo terão todos os direitos e possibilidades garantidas para que isso aconteça.

“Asseguraremos ao eleitor a transparência, a lisura do processo eleitoral que é presidido no País por centenas e milhares de juízes que passaram em um exigente concurso e que estão capacitados e diariamente fiscalizando junto com membros do Ministério Público e de partidos para que tudo aconteça da forma mais efetiva e transparente”,

assegura.



Diário da Serra

Notícias da editoria